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Arquitetos: LPA
- Área: 16500 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Jason O’Rear
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Fabricantes: C.H.I. Overhead Doors, Carrier, James Hardie, Kawneer, Morin Corp., Sherwood Lumber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo Complexo de Ciências e Habilidades da Escola Primária Piedmont Hills supera os desafios de um local desafiador para criar uma instalação moderna, econômica e com eficiência energética focada em ambientes de aprendizagem internos e externos e tornando a ciência divertida.
Originalmente construída em 1965, a Piedmont Hills High School está localizada em East San Jose, adjacente às montanhas Diablo Range. Durante anos, uma grande parte do programa de ciências foi alojada em salas de aula temporárias em um terreno subutilizado e inclinado na extremidade sul do campus. Com o crescimento da demanda de alunos, a escola precisava apoiar o programa de ciências com uma nova instalação que refletisse o crescente interesse e importância das ciências na escola. Os líderes da escola queriam que o novo complexo fosse distinto e expressasse a natureza dinâmica das ciências.
A nova instalação cria um portal para o campus e apresenta oportunidades de aprendizado interno e externo que não existiam anteriormente, estabelecendo um novo padrão para o futuro de espaços de aprendizado na escola. A topografia existente do local foi usada para conectar os andares superiores e inferiores com rampas que promovem o projeto ativo. Portas suspensas abrem as salas de aula para o animado pátio inclinado, que cria uma nova identidade para o campus com base no ambiente natural.
Em resposta aos altos custos históricos de construção da Bay Area e um orçamento relativamente limitado, o projeto utiliza uma construção toda em madeira, reduzindo o número de negócios e reduzindo significativamente os custos e o tempo de construção. O projeto da camada externa, as paredes e aberturas foram cuidadosamente integrados no início do projeto para maximizar as limitações do tipo de construção.
A quantidade, o tamanho e a localização das janelas foram cuidadosamente projetados para aumentar a luz natural controlada, mantendo a integridade da parede com moldura de madeira. Esse esforço colaborativo entre arquitetos e engenheiros estruturais resultou em uma estrutura eficiente e econômica com um layout divertido que desafia a norma.
O projeto resultante também é de baixo carbono e resiliente, servindo como uma ferramenta de ensino para a sustentabilidade escolar. O planejamento antecipado priorizou a orientação solar, autossombreamento e aberturas estratégicas para a luz do dia e vistas. Com uma abundância de dias de clima quase perfeito na Califórnia, as aberturas fornecem ar fresco e conexão com a paisagem. Os telhados de inclinação única direcionam a água da chuva para jardineiras. Essas estratégias ajudaram o edifício a cumprir a meta do Compromisso AIA 2030; o edifício com EUI 38 traz uma redução de 72% de energia da média regional.